Anti-inflamatórios tópicos: como eles agem no alívio da dor

Neste artigo você vai entender como eles agem no organismo

Anti-inflamatórios tópicos: como eles agem no alívio da dor

Anti-inflamatórios tópicos: como eles agem no alívio da dor

Com a promessa de trazer alívio quase imediato na dor, os anti-inflamatórios tópicos são bastantes utilizados por atletas ou pessoas comuns que querem se livrar do desconforto que as lesões causam. Neste artigo, você vai entender como eles agem no organismo.

Mas antes de descobrir como funciona a ação desses medicamentos, você precisa saber o que é inflamação. Essa condição é uma resposta do sistema imunológico a alguma infecção ou lesão nos tecidos do organismo, que ocorre com o intuito de controlar e reparar o dano tecidual gerado por essas condições.

O que são anti-inflamatórios tópicos?

Os anti-inflamatórios tópicos são uma classe de medicamentos seguros e eficazes no tratamento da dor aguda ou crônica em adultos.

Diferenciam-se dos anti-inflamatórios orais ou injetáveis por serem aplicados diretamente no local da dor, por meio de spray, pomada ou gel.

Como os anti-inflamatórios tópicos agem?

Quando aplicado diretamente no local da dor, o anti-inflamatório tópico inibe o processo inflamatório e proporciona sensação de alívio na região afetada.

Entre os seus principais benefícios, estão:

  • Ação analgésica;
  • Rápida absorção;
  • Baixo custo;
  • Alívio quase imediato.

Alívio da dor: a ação dos anti-inflamatórios tópicos

Especificamente no alívio da dor, os anti-inflamatórios tópicos, como o Bálsamo Bengué, agem rapidamente. O medicamento possui três versões: aerossol, pomada e gel. A eficácia é a mesma em todas as versões, que unem os benefícios do mentol e do salicilato de metila.

Quando aplicado na pele, o mentol dilata os vasos sanguíneos, causando a sensação de frio e, em seguida, o efeito analgésico. Enquanto o salicilato de metila, proporciona uma ação anti-inflamatória no local da dor.

O Bálsamo Bengué é indicado para o alívio do reumatismo, das nevralgias, do torcicolo, das contusões e das dores musculares. Deve ser administrado de 2 a 3 vezes ao dia (consulte a bula)

Bálsamo Bengué Aerossol possui dupla ação: analgésica e anti-inflamatória é de fácil aplicação e proporciona alívio rápido das dores musculares e contusões.

Bálsamo Bengué Pomada possui dupla ação: analgésica e anti-inflamatória. Sua fórmula concentrada (em relação à concentração do salicilato de metila da apresentação gel) proporciona alívio das dores crônicas e reumáticas.

Bálsamo Bengué Gel possui dupla ação: analgésica e anti-inflamatória. Possui rápida absorção e proporciona alívio eficaz das dores musculares e torcicolos.

Por ser tópico, o Bálsamo Bengué deve ser aplicado apenas na pele. Não aplique nos olhos, nariz e genitais. Não cobrir o local da aplicação. Lave bem as mãos após a aplicação. Consulte sempre a bula antes de usar o medicamento.

Resumidamente, os anti-inflamatórios tópicos, como o Bálsamo Bengué, são alternativas práticas para o alívio da dor. Eles servem para dores musculares, contusões, torcicolos, dores crônicas e reumáticas. Diferente dos tratamentos orais, sua aplicação é realizada diretamente na pele, no local da dor. A composição de Bálsamo Bengué reúne mentol e salicilato de metila, duas substâncias ativas que agem de forma analgésica e anti-inflamatória, favorecendo o alívio e recuperação dos tecidos lesionados.

Caso a dor persista, o médico deve ser consultado. Saiba onde encontrar o Bálsamo Bengué.

Comentários