Bálsamo Bengué: para que serve e como funciona este medicamento

Indicado para o alívio das dores, Bálsamo Bengué possui dupla ação: analgésica e anti-inflamatória

Bálsamo Bengué: para que serve e como funciona este medicamento

Bálsamo Bengué: para que serve e como funciona este medicamento

Indicado para o alívio das dores, Bálsamo Bengué possui dupla ação: analgésica e anti-inflamatória, agindo no foco da dor. Neste artigo, você vai entender para que serve o medicamento e como seus ativos agem no organismo.

Para que serve o Bálsamo Bengué

Bálsamo Bengué é indicado para o alívio do reumatismo, das nevralgias, do torcicolo, das contusões e alívio das dores musculares.

Reumatismo

O reumatismo é um grupo de doenças que afeta as articulações, os músculos e esqueleto, como a artrite reumatoide, artrose, bursite, febre reumática, tendinite, gota, lúpus e fibromialgia.

Embora essas doenças tenham diferentes causas e sintomas, na maioria das vezes possuem em comum a ocorrência de dor e inflamação em articulações, tendões, ligamentos ou músculos. 

Todas as doenças citadas possuem tratamento específico a ser definido pelo médico. Para alívio dos sintomas relacionados à dor e inflamação, anti-inflamatório tópicos, como Bálsamo Bengué, podem ser indicado isoladamente ou em conjunto com outras modalidades terapêuticas.

Nevralgia

A nevralgia é caracterizada pela dor aguda e intensa em um ou mais nervos do corpo. Na maioria dos casos, pessoas com mais de 60 anos estão mais suscetíveis à doença do que outras. Entre os principais sintomas, estão:

  • Sensibilidade na pele ao longo do caminho do nervo lesionado;
  • Fraqueza ou paralisia total dos músculos que são inervados pelo nervo acometido;
  • Dor intensa e, algumas vezes, constante;
  • Sensação de queimação ou formigamento no local do corpo inervado pelo nervo lesionado.

O diagnóstico e o tratamento da nevralgia deve ser realizado por um médico. Em seu tratamento um dos principais objetivos é reduzir a dor e o desconforto causado pela doença. Para isso, podem ser utilizados medicamentos de uso tópico, como Bálsamo Bengué.

Torcicolo

O torcicolo é causado por um espasmo muscular na região do pescoço, que gera dor, rigidez e bastante desconforto no local.

Essa condição pode atingir pessoas de todas as idades, mas existem alguns fatores de riscos, como por exemplo:

  • Mais comum entre pessoas de 30 a 60 anos;
  • Mais comum em mulheres que homens;
  • Traumas anteriores na região;
  • Histórico familiar para o problema.

Entre os seus principais sintomas, estão dor, enrijecimento muscular e limitação dos movimentos na região da cabeça e do pescoço.

O tratamento é feito de acordo com o quadro geral e a gravidade do problema. Na maioria das vezes, se dá por meio de medicamentos orais ou tópicos, como Bálsamo Bengué, além da fisioterapia e exercícios de alongamento.

Contusões

As contusões são caracterizadas por traumas direto de um objeto sobre o corpo, mesmo que não causem ferida na pele. Geralmente, ocorrem em atividades físicas, mas podem também acontecer de forma acidental em atividades cotidianas.

Elas podem ser leves ou graves, dependendo da intensidade dos sintomas e da lesão causada pelo trauma. Sendo leve, uso de compressas de gelo sobre o local ou  Bálsamo Bengué ajudam a resolver o problema.

Dores musculares

As dores musculares estão entre os tipos mais comum de dor, sendo muito frequentes e gerando muito desconforto. De acordo com pesquisas feita pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, aproximadamente 80% das pessoas já sentiram ou se queixaram deste tipo de dor alguma vez na vida.

Elas podem ocorrer em várias partes do corpo: perna, coxa, ombro, costas e pescoço. Na maioria dos casos, está relacionada à tensão, lesão muscular por exercício ou trabalho fisicamente desgastante.

Para muitos tipos de dor muscular, o uso de anti-inflamatórios tópicos como Bálsamo Bengué, pode ser uma ótima opção para o alívio dos sintomas.

Como o Bálsamo Bengué age no organismo

Para o alívio das dores,  Bálsamo Bengué contém duas substâncias ativas: mentol e o salicilato de metila.

O mentol dilata os vasos sanguíneos quando aplicado na pele, causando a sensação de frio e, em seguida, efeito analgésico.

Já o salicilato de metila tem ação irritante e rubefaciente (vermelhidão na pele), além da ação analgésica e anti-inflamatória.

Com a ação dos dois ativos, Bálsamo Bengué proporciona alívio nas dores. Ele pode ser encontrado nas principais farmácias do Brasil. Descubra uma perto de você.

Comentários