Torcicolo? Dicas do que fazer para aliviar essa tensão

O torcicolo é um espasmo muscular na região do pescoço, que acaba gerando dor, limitação e muito desconforto

Torcicolo? Dicas do que fazer para aliviar essa tensão

Torcicolo? Dicas do que fazer para aliviar essa tensão

Provocado por uma noite mal dormida, durante atividades físicas ou após um dia exaustivo de trabalho no escritório, o torcicolo está presente na vida da maioria dos brasileiros. 

É um temido incômodo que afeta a área do pescoço. Na maioria das vezes, ele aparece quando você menos espera. 

Mas o que muita gente não sabe é que existem dicas para aliviar o torcicolo. Por isso, confira neste artigo as principais delas.

Como acontece o torcicolo

O torcicolo é um espasmo muscular na região do pescoço, que acontece como uma forma de proteção. Quando o cérebro percebe algum problema na região cervical, ele gera uma contração muito intensa como forma de proteger, imobilizar a região. No entanto, este espasmo muscular acaba gerando dor, limitação e muito desconforto.

Como evitar o torcicolo

Antes de iniciar as dicas de como aliviar o torcicolo, é importante que você conheça os meios de prevenção para essa temida tensão.

Seguem alguns hábitos e exercícios que podem ser feitos regularmente:

Gire a cabeça 180º: O máximo que você puder, gire a cabeça para a esquerda. Em seguida, gire para a direita. Repita o movimento por 5 vezes.

Estique o pescoço: Coloque a mão na cabeça atrás da cabeça e puxe o pescoço para baixo até sentir um leve desconforto. Segure a posição por 5 segundos.

Durma de cabeça para cima: É sempre a melhor opção, pois a coluna repousa de forma mais confortável.

Tenha uma postura adequada no dia a dia: Evite deixar a cabeça e os ombros caídos para frente. Caso contrário, você vai forçar os músculos e os ligamentos, causando o torcicolo.

Distribua o peso: Preste atenção ao carregar bolsas e sacolas. Mantenha os ombros sempre no mesmo nível e carregue apenas o necessário.

Como aliviar o torcicolo

Existem soluções naturais e medicamentosas para aliviar o torcicolo, de acordo com o grau da tensão. Reunimos as principais:

Use compressa quente

Uma alternativa natural para aliviar a tensão e a dor é aplicar uma compressa quente no pescoço. Deixe-a por alguns minutos, mas cuidado com a temperatura.

Essa solução caseira é indicada porque o calor diminui a dor e o espasmo muscular, aumentando a circulação sanguínea da região.

Massageie

A massagem também é uma boa forma de diminuir a dor e o desconforto. Ela deve ser feita nos ombros, pescoço, nuca e cabeça. Não deve ser realizada de maneira muito forte, pois o sistema nervoso pode interpretar como uma agressão e gerar mais contração e espasmo no local.

Use medicamentos com ações analgésicas e anti-inflamatórias para aliviar o torcicolo

Para aliviar o torcicolo, os medicamentos com ações analgésicas e anti-inflamatórias são alternativas práticas e eficazes.

A versão Bálsamo Bengué Aerossol, por exemplo, proporciona alívio rápido e sua aplicação é super fácil. O produto possui em sua composição o mentol e salicilato de metila.

O mentol, quando aplicado na pele, dilata os vasos sanguíneos, causando a sensação de frio e, em seguida, o efeito analgésico.

Já o salicilato de metila tem ação irritante e rubefaciente (vermelhidão na pele), além das ações analgésicas e anti-inflamatória.

Em resumo, é possível aliviar o torcicolo com dicas simples e acessíveis. Aqui em nosso blog você encontra outras dicas de como lidar com as dores em geral. 

Quer ler? Acesse aqui.

Comentários