7 piores alimentos para quem tem artrite

Publicado em: 24/02/2021
7 piores alimentos para quem tem artrite

A artrite é uma doença que causa inflamações nas articulações. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença atinge principalmente as mulheres e possui sintomas bem característicos, como dores, rigidez e cansaço nas articulações. 

Além do tratamento especializado, a pessoa que tem artrite deve cuidar da alimentação. Afinal de contas, alguns alimentos favorecem a doença e podem aumentar os sintomas. Por isso, listamos neste artigo os piores alimentos para quem tem artrite. Cabe lembrar que este texto não substitui uma consulta médica.

1 – Açúcar adicionado

As inflamações nas articulações estão ligadas diretamente ao excesso de açúcar consumido diariamente. Isso ocorre porque há um aumento nos processos finais de glicação avançada, quando proteínas e gorduras do corpo entram em contato com o açúcar.

Na maioria das vezes, o açúcar adicionado vem em formas de dextrose, frutose, sacarose, maltose, galactose, lactose, glucose, maltodextrina, xilitol, eritol, manitol e o sorbitol – é a quantidade além da taxa natural de açúcar presente nos alimentos.

2 – Álcool

Beber socialmente com amigos e familiares é um hábito muito prazeroso para a maioria das pessoas. No entanto, quem tem artrite deve evitar o álcool. A substância pode causar gota e piorar o quadro de artrite. Quando consumida, o ácido úrico não é metabolizado corretamente, levando à criação de pequenos cristais nas articulações.

3 – Laticínios

Os laticínios estão presente no dia a dia das pessoas: leite, queijos, pães, iogurte, sorvetes… a lista é imensa. Porém, são verdadeiros “vilões” para quem tem artrite e devem ser evitados porque agravam as inflamações.

A boa notícia é que a maioria dos adultos não precisam dos laticínios, principalmente porque os nutrientes oferecidos são importantes apenas para a fase de crescimento. Nesses casos, podem ser substituídos por quinoa, lentilhas, nozes, tofu, feijão e espinafre.

4 – Sal

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, o consumo de sal do brasileiro excede em quase duas vezes o limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além das outras doenças, o sal também é um dos maiores causadores de inflamação nas articulações, o que se torna um problema maior com a artrite.

5 – Gorduras saturadas

Outro tipo de alimento que deve ser evitado por quem sofre de artrite é a gordura saturada, que leva à inflamação do tecido adiposo do corpo humano. Ela pode influenciar ativamente as inflamações causadas pela doença. 

Por essa razão, o ideal é evitar pizzas, queijos e carnes vermelhas.

6 – Carboidratos refinados

Os carboidratos refinados, como pães e bolos, também estão na lista dos piores alimentos para quem tem artrite. Isso porque podem ser metabolizados como açúcar pelo corpo, sendo que o açúcar é um dos maiores causadores de inflamações.

7 – Fast food

As gorduras trans, geralmente encontradas em fast foods, são conhecidas por causar diversas reações inflamatórias no organismo. Além deles, esse tipo de gordura pode ser vista em salgadinhos, produtos congelados, biscoitos e manteiga.

Surgiu a dor? Bálsamo Bengué é especialista

As dores da artrite podem ser tratadas e reduzidas com os tratamentos adequados. 

Alguns médicos recomendam a prática de exercícios físicos aliada ao consumo de medicamentos para aliviar os sintomas.

Entre os medicamentos, o Bálsamo Bengué é especialista no alívio da dor. Com duas substâncias ativas em sua fórmula, mentol e o salicilato de metila, o produto proporciona ação analgésica e anti-inflamatória nas articulações.

Bálsamo bengué deve ser administrado de 2 a 3 vezes ao dia sobre a região afetada.

Encontre Bálsamo Bengué na farmácia mais próxima de você.

Comentários

Aerossol 120g

Bálsamo Bengué

Selecione o produto:
  • Contusões
  • Dores musculares

Bálsamo Bengué

Selecione o produto:
  • Contusões
  • Dores musculares

Bálsamo Bengué

Selecione o produto:
  • Dores nas costas
  • Nevralgia
  • Artrite

Bálsamo Bengué

Selecione o produto:
  • Dores nas costas
  • Nevralgia
  • Artrite

Bálsamo Bengué

Selecione o produto:
  • Torcicolos
  • Dores musculares

Bálsamo Bengué

Selecione o produto:
  • Torcicolos
  • Dores musculares
Compre já