Mitos e verdades sobre o reumatismo

Publicado em: 17/02/2021
Mitos e verdades sobre o reumatismo

O reumatismo é o nome dado a um conjunto de doenças ósseas e musculares. Algumas são mais conhecidas, como por exemplo artrite reumatoide, artrose, bursite, febre reumática, dor nas costas, lúpus, fibromialgia, gota e tendinite.

Cada uma delas possui sintomas e afetam diferentes partes do corpo. Apesar disso, suas causas são bastantes semelhantes. Entre as mais comuns, estão inflamações ósseas, de tendões, nervos ou ligamentos.

Embora seja um nome bastante conhecido, o reumatismo ainda gera muitas dúvidas nas pessoas. Por causa disso, reunimos neste artigo os principais mitos e verdades sobre esse conjunto de doenças ósseas e musculares. Leia e tire todas as suas dúvidas.

Reumatismo é doença de velho

Mito. As doenças reumáticas são consideradas assim por terem origem não traumáticas. 

Ou seja, não surgem necessariamente após um episódio de lesão, como fratura, por exemplo. 

Elas surgem com o desgaste natural dos sistemas ósseos e muscular, comum no envelhecimento. 

Apesar disso, existem vários tipos de reumatismo que podem se manifestar em pessoas de qualquer idade: crianças, jovens, adultos e idosos.

Reumatismo se manifesta no frio

Mito. O frio apenas aumenta a sensibilidade à dor. A presença ou não da doença não está condicionada às mudanças de temperatura.

Mulheres têm mais chances de desenvolver reumatismo

Verdade. Apesar da doença não escolher gênero, pesquisas demonstram que as mulheres sofrem mais com doenças reumáticas. 

De acordo com pesquisas, entre os pacientes com doenças autoimunes, cerca de 78% são mulheres. Além disso, entre os brasileiros com distúrbios nas articulações, aproximadamente 60% dos casos são pacientes mulheres.

Os principais fatores desta situação estão relacionados aos hormônios femininos e à sobrecarga da “dupla jornada” realizada pela maioria das mulheres, o que pode desencadear processos emocionais como estresse, ansiedade e depressão.

Reumatismo leva à incapacidade de andar ou à deformação das mãos

Mito. O reumatismo tem tratamento e, quando acompanhado por profissionais, tende a se tornar um problema de menor gravidade. Dessa forma, é possível conviver com a condição sem grande impacto na saúde e bem-estar.

Reumatismo tem cura

Depende. Como mencionado, o reumatismo não é uma doença única. Dessa forma, algumas têm cura, outras não.

Traumas podem causar reumatismo

Verdade. Apesar das doenças reumáticas surgirem com o desgaste natural dos tecidos e das articulações, os traumas e as lesões podem sim antecipar essas condições.

Atletas de alto rendimento, por exemplo, estão mais propensos a desenvolver doenças relacionadas à prática de atividade física, como lesões no joelho e ombros.

Outros profissionais, como aqueles que trabalham no computador por longos períodos ou professores, podem desenvolver tendinite.

Sendo assim, movimentos repetitivos ou esforços em excesso podem desenvolver doenças reumatológicas de tipo degenerativas. Por essa razão, é importante ter atenção ao corpo.

Existem tratamentos diferentes para o reumatismo

Verdade. Como o reumatismo abrange várias doenças, é importante que um médico avalie os casos individualmente e, dessa forma, prescreve o medicamento mais adequado para o caso.

A fisioterapia e a prática de esportes de fortalecimento, como a hidroginástica e o pilates, por exemplo, costumam auxiliar no tratamento. Em alguns deles, o tratamento inclui medicamentos como o Bálsamo Bengué, indicado para o alívio do reumatismo.

Bálsamo Bengué contém duas substâncias ativas: mentol e salicilato de metila que agem no foco da dor, proporcionando alívio das dores musculares e crônicas. Bálsamo Bengué está disponível nas versões spray, pomada e gel.

Bálsamo Bengué. O especialista  da dor. 

 

Conheça todos os produtos.

Comentários

Aerossol 120g

Bálsamo Bengué

Selecione o produto:
  • Contusões
  • Dores musculares

Bálsamo Bengué

Selecione o produto:
  • Contusões
  • Dores musculares

Bálsamo Bengué

Selecione o produto:
  • Dores nas costas
  • Nevralgia
  • Artrite

Bálsamo Bengué

Selecione o produto:
  • Dores nas costas
  • Nevralgia
  • Artrite

Bálsamo Bengué

Selecione o produto:
  • Torcicolos
  • Dores musculares

Bálsamo Bengué

Selecione o produto:
  • Torcicolos
  • Dores musculares
Compre já