Longevidade saudável: o impacto dos exercícios físicos no envelhecimento

Saiba a importância de ter uma longevidade saudável, uma vez que o envelhecimento exige cuidados redobrados

Longevidade saudável: o impacto dos exercícios físicos no envelhecimento

Longevidade saudável: o impacto dos exercícios físicos no envelhecimento

Com a melhora nas condições sanitárias, avanços da medicina e o desenvolvimento da educação e economia, o aumento da expectativa de vida da população é uma realidade. No Brasil, a expectativa atualmente é de 75,46. Isso mostra a importância de ter uma longevidade saudável, uma vez que o envelhecimento exige cuidados redobrados.

Um dos hábitos que garante a longevidade saudável é a atividade física. Os exercícios exercem um enorme impacto positivo no envelhecimento, afinal de contas nesta etapa da vida costuma surgir condições e limitações. Por esses motivos, garantir uma terceira idade com disposição e menos doenças é fundamental.

Veja abaixo quais são os benefícios dos exercícios físicos no envelhecimento:

Prevenção de doenças ligadas ao sedentarismo

Ao mesmo tempo que as pessoas estão vivendo mais, a taxa de natalidade tem diminuído, o que acarreta no envelhecimento gradual da população.

Com o passar dos anos, a população também está se tornando sedentária. A Organização Mundial da Saúde diz que um em cada quatro adulto pode ser considerado sedentário.

O sedentarismo é a ausência da prática regular de exercícios físicos. Infelizmente, essa condição tem ligação com diversas doenças, como hipertensão arterial, obesidade, aumento do colesterol LDL, diabetes mellitus, ansiedade e grandes chances de morte súbita.

A melhor forma de impedir o sedentarismo e as doenças relacionadas à essa condição é praticando exercícios físicos.

Independência física para uma longevidade saudável

Um dos desafios da longevidade é assegurar que as pessoas, ao viverem por mais tempo, adotem medidas que mantenham e promovam a manutenção da independência.

Para muitas pessoas, a independência no envelhecimento é fundamental. Afinal de contas, nesta etapa da vida o risco de limitações físicas é maior.

Portanto, investir na prática regular de exercícios físicos para ter uma longevidade saudável é importante.

A atividade física contribui para o aumento de força muscular e da densidade óssea. Dessa forma, mantém o corpo apto para movimentar-se adequadamente, além de outros benefícios, como a diminuição do estresse e do consumo de medicamentos.

Além disso, a tendência é que as pessoas adiem sua saída do mercado profissional. Sendo assim, para se manter no ambiente de trabalho é essencial que permaneçam capazes de desempenhar suas atividades laborais.

Prevenção do declínio cognitivo

O envelhecimento está relacionado com o declínio gradual cognitivo. Dessa forma, as pessoas mais idosas tendem a levar mais tempo para realizar atividades que antes eram simples. Além disso, nesta etapa da vida podem surgir doenças, como Alzheimer e Parkinson, que atingem diretamente a capacidade intelectual.

Os exercícios físicos, por sua vez, previnem o declínio gradual cognitivo, uma vez que o corpo produz mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

De acordo com um estudo que acompanhou mais de mil mulheres ao longo de 44 anos mostrou que aquelas que eram muito ativas fisicamente (foi medido o esforço máximo que aguentavam em uma bicicleta ergométrica antes de chegar à exaustão) retardaram o risco de demência em quase uma década.

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Na busca por uma longevidade saudável, a prática de atividades físicos inclui alguns riscos de contusões e dores musculares. Isso, no entanto, não deve ser motivo para não praticar.

Nessas situações, o Bálsamo Bengué é o seu principal aliado para o alívio da dor. Com efeito analgésico, o produto contém duas substâncias: mentol e o salicilato de metila.

O mentol, quando aplicado na pele, dilata os vasos sanguíneos, causando a sensação de frio e, em seguida, efeito analgésico.

Já o salicilato de metila tem ação irritante, anti-inflamatória e analgésica.

São pelo menos três versões do Bálsamo Bengué:

  • Gel: Alívio rápido e absorção.
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