Dor muscular: o que fazer para aliviar

Conheça abaixo o que fazer para aliviar a dor muscular

Dor muscular: o que fazer para aliviar

Dor muscular: o que fazer para aliviar

A dor muscular é mais comum do que a maioria das pessoas pensa. Estima-se inclusive que 80% das pessoas já sentiram ou se queixaram deste tipo de dor, segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). Mas, afinal, é possível aliviar a dor muscular?

Para este tipo de pergunta é necessário entender antes quais são os principais desencadeadores da dor muscular. Afinal de contas, a prevenção também é um meio de evitar esse desconforto presente na vida de muitos brasileiros. Entre as causas estão:

  • Exercício físico intenso;
  • Traumas;
  • Doenças reumáticas
  • Condições inflamatórias

A boa notícia é que independente da causa é possível aliviar a dor muscular. Em contrapartida, o tratamento pode variar de acordo com o diagnóstico e a gravidade do problema.

Conheça abaixo o que fazer para aliviar a dor muscular:

Alternativas naturais

Para aliviar a dor muscular, existem alternativas naturais, como por exemplo as compressas quentes. Elas estimulam a circulação, aliviando a dor.

Além disso, alternar entre compressas quentes e frias no local da dor é uma opção que alívio. O gelo ajuda a diminuir o inchaço e a água quente, relaxa o músculo.

A automassagem também é uma alternativa natural bastante eficaz.

Exercícios físicos

Por incrível que pareça, os exercícios físicos podem ser meios de aliviar a dor muscular, desde que sejam feitos de forma a trabalhar na área afetada.

Dores musculares provocadas por uma corrida, por exemplo, podem ser, em alguns casos, aliviadas em uma caminhada, alongamentos ou, até mesmo, posições de yoga.

Medicamentos

Outro meio de aliviar a dor muscular é usar medicamentos  tópicos no local da dor, como o Bálsamo Bengué.

Bálsamo Bengué contém duas substâncias ativas  mentol e salicilato de metila, que agem no local da dor muscular, promovendo o efeito analgéico e anti-inflamatório.

Existem pelo menos três versões do medicamento:

Gel

Bálsamo Bengué Gel, possui dupla ação: analgésica e anti-inflamatória. Possui rápida absorção e proporciona alívio eficaz das dores musculares e torcicolos.

Aerossol

Bálsamo Bengué Aerossol possui dupla ação: analgésica e anti-inflamatória é de fácil aplicação e proporciona alívio rápido das dores musculares e contusões.

Pomada

Bálsamo Bengué Pomada possui dupla ação: analgésica e anti-inflamatória. Sua fórmula concentrada (em relação à concentração do salicilato de metila da apresentação gel) proporciona alívio das dores crônicas e reumáticas.

Como usar o Bálsamo Bengué?

O medicamento deve ser aplicado de 2 a 3 vezes ao dia na região afetada. Não aplicar nos olhos, nariz e genitais. Não cobrir o local da aplicação. Lave bem as mãos após a aplicação.

Bálsamo Bengué não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou por pacientes que tenham alergia a qualquer componente da fórmula.

Consulte sempre a bula antes de utilizar o medicamento.

Como funciona a ação

Presente na fórmula do medicamento, o mentol, quando aplicado na pele, dilata os vasos sanguíneos, causando a sensação de frio e, em seguida, efeito analgésico.

Já o salicilato de metila provoca uma ação irritante e rubefaciente (vermelhidão na pele), além das ações analgésica e anti-inflamatória.

Em resumo, é possível aliviar as dores musculares por meio de alternativas naturais, prática moderada de exercícios físicos e medicamentos, como o Bálsamo Bengué.

Você pode encontrar Bálsamo Bengué nas principais farmácias do país. Encontre uma mais próxima para aproveitar todos os benefícios do especialista no alívio da dor.

Comentários